VIII Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
2017

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um importante mobilizador do cenário artístico em Belém ao estimular reflexões e debates a partir de trabalhos de artistas em âmbito nacional. O projeto tem a preocupação nos diálogos estabelecidos com os visitantes, dessa forma, possui processo de formação e seleção das pessoas que atuam diretamente com o público em ações educativas.

Participei como mediador cultural no ano de 2017, sendo alocado para o Museu da UFPA. Atuei mediando a exposição e o Museu para públicos visitantes e agendado, principalmente de escolas.  Este trabalho é extremamente importante porque as pessoas podem ser afetadas pela mediação de tal maneira que podem ser instigadas a ir em outras Instituições Culturais, a voltar à exposição do Prêmio Diário, a se interessarem por pesquisar sobre artes, a mudarem suas formas de agir; quem sabe, a conjecturar novos rumos de vida.

Atuar no educativo demarcou uma relação inicial com o Prêmio Diário, a qual no ano seguinte se desdobrou com minha participação como artista selecionado. Em 2019, devido à experiência de atuar como educador, volto a pesquisar sobre o Prêmio Diário como tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso para a Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará.