Jornada Pinhole Day

2017, 2018, 2019

O Pinholeday é um evento internacional criado para promover e celebrar a arte da fotografia pinhole. Desse modo, anualmente, pessoas do mundo inteiro são encorajadas a compartilhar suas visões a partir da fotografia artesanal. Em Belém, este evento acontece com a Jornada Pinhole Day, promovida pela Associação Fotoativa em parceria com o Coletivo Aparelho, que atua no Porto do Sal.

Participei como educador voluntário nas edições de 2017 e 2018 na Associação Fotoativa e em 2019 no Porto do Sal, que é um lugar onde há a presença simultânea da cultura urbana e da cultura ribeirinha, por isso, a paisagem e sonoridade que perpassam o local possuem relação direta com o Rio.

o PinholeDay Belém deixa evidente a importância da educação não formal, pois, por meia dela, conhecimentos e práticas atingem lugares muitas vezes não alcançados pelas escolas e universidades. Assim, em lugares como o Porto do Sal podem ser usadas as culturas, aprendizados e poéticas que permeiam tais lugares, as quais podem ser componentes de processos educativos.

Este evento, ao valer-se da fotografia artesanal, envolve técnica atrelada à subjetividade como meio de promoção de vivências. Por esta razão, por mais que se trate do mesmo evento, a cada jornada que participo são diferentes situações, experiências e, portanto, conhecimentos que sou envolto juntamente com os participantes. Fico ali como educador, orientando no decorrer do dia, contudo, sinto que na verdade são eles que me ensinam.

Fotos de Pâmela Rodrigues