Escola de Aplicação da UFPA:

Fotografia digital básica

2018

Como parte da disciplina de estágio do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA, com supervisão do professor Breno Filo, que estava ensinando sobre arte contemporânea, ministrei regência para a turma de ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA.

Para iniciar a regência, conversamos, inicialmente, sobre a arte conceitual, entendendo a fotografia enquanto elo de diálogos e de narrativas, a partir de imagens de artistas consagrados mundialmente e de artistas regionais, cujas produções têm grande potência em questões que atingem nossa localidade. Além disto, contextualizamos a fotografia enquanto técnica demarcadora do tempo moderno e indutora de fortes influências no modo de produção artístico modernista e contemporâneo.

Posteriormente, partimos para explicações acerca da parte técnica da fotografia digital, com isso, trabalhamos conceitos como abertura de diafragma, ISO e tempo de exposição. Esta fase foi uma preparação para o momento da prática que se tratava de experimentações com a técnica lightpainting, que consiste em se produzir desenhos com a luz em longa exposição.

Os alunos gostaram bastante da atividade. Organizaram-se em grupos que se dividiam entre os que eram os fotógrafos, os modelos e os que produziam as luzes. Após a atividade, ficaram muito animados com as imagens resultantes do processo, demonstrando muita vontade de compartilhá-las nas redes sociais.